Primeiro Curso de Permacultura Urbana na CASA

A CASA convida a todos e todas para o seu primeiro curso de permacultura urbana!!

O curso será dado pelo coletivo Cultive Resistência (sp)!!

Serão dois dias inteiros de atividades, com café da manhã, almoço, janta e hospedagem (para quem não for do Rio) incluídos.


Conteúdo teórico e prático:

Introdução à Permacultura
O que é permacultura, seus principios e seus objetivos. Um bate-papo geral para começarmos a entender todo o processo de mudança que podemos fazer em nossas vidas e torna-la sustentável. Da observação ao armazenamento de energia, podemos caminhar em em direção de nossa tão sonhada autonomia. Faça-você-mesmo e planejamento são as palavras chaves desse longo processo.

Compostagem
Podendo também ser chamada de reciclagem de resíduos orgânicos. Essa oficina ensina como fazer uma compostagem de baixo custo em espaços pequenos, envolvendo processos simplificados, na qual a compostagem fica dentro de caixas. Depois a compostagem pode ser utilizada em canteiros, hortas, jardins.

Horta em pequenos espaços
Por que sempre comprar nossa comida? Existem diversas formas de cultivar dentro de ambientes pequenos e que tornam o ambiente mais bonito e agradável alem de prático em relação a alimentação.Nesta oficina mostramos como montar pequenas hortas em tubos de pvc, caixas de madeira ou garrafas pet.

Captação de água de chuva
Com uma oficina teórica e prática, ensinaremos todo o funcionamento do sistema de captação da água. Passando pelos materiais usados, limpeza do telhado (primeira queda de água), reservatório e o uso da água.

Aquecedor solar de baixo custo
A oficina aborda o processo de construção e instalação do equipamento em residências. Parte técnica e princípios de funcionamento do sistema e na prática construindo o “coletor solar”, o “reservatório térmico” e a montagem de todo o sistema.


Dias 28 e 29 de maio. R$50.
Vagas limitadas. Inscrições até o dia 20.
Turma mínima de 14 pessoas.
Mais informações: espacocasarj@gmail.com